terça-feira, 3 de março de 2015

Mino Carta: o suicídio Brasil e nossos pequenos podres poderes

Sociedade que ostenta ignorância, parvoíce, vocação para trapaça, incapacidade crônica para ironia e o senso de humor, prepotência e arrogância sem limites, hipocrisia e desfaçatez, velhacaria e vulgaridade. Os responsáveis pela crise, após séculos de predação e escravidão, são a nossa elite, dona da mídia e desejosa da manutenção eterna da casa grande e da senzala.
Leia o editorial completo em:
http://www.cartacapital.com.br/revista/839/o-suicidio-do-brasil-999.html
[O LINK ABRE PARA ALGUMAS PESSOAS E OUTRAS ESTÃO COM DIFICULDADES - PRECISA TENTAR COM OUTRO NAVEGADOR - MOZILLA OU CHROME, OU, AINDA, COPIAR O ENDEREÇO DIRETAMENTE NO CAMPO DE LEITURA]
http://www.cartacapital.com.br/revista/839/o-suicidio-do-brasil-999.html
[Ou tente pelo Google Mino Carta o suicídio do Brasil]

Filhas de militares que se mantêm solteiras para receber pensão; gente "bem nascida" na lama da relações frias, da ostentação e da "sobra"; agressor que bate em prostituta e mendigo; classe média desinformada que acha saber de alguma coisa porque assiste o Jornal Nacional, todos "vítimas" de pensar apenas no próprio umbigo e levar as relações sociais ao esgarçamento. A tragédia do artigo de Mino está no levantamento quantitativo: os que percebem alguma contradição em reclamar da corrupção e sonegar impostos, em usar o dinheiro, a aparência, o poder para obter alguma vantagem são minoria. Quero acreditar na propaganda política do Mauro Iasi, genial durante as eleições no Rio: nós somos muitos, eles (os podres de nascença, os corruptos, os que "vivem bem" na sacanagem que promovem diariamente) seriam poucos. Desanimo: como dizia Freire, o opressor habita a cabeça do oprimido. Basta ter qualquer chulé de poder que os amigos (geralmente não tão competentes) passam a ser chamados, os interesses ajeitados, o que é público usado como privado.

Tristes dias, cheios de miséria e violência nos esperam. 

Um comentário:

Adrianne Ogêda disse...

Andréa, o link a que vc se refere não está visível...