domingo, 15 de março de 2015

Retomando a "elite" que está nas ruas

Eu vejo três problemas:
1. Necessidade de terapia - por muito tempo (alguns desde o nascimento) foram criados em uma família que lhes fez olhar apenas para o próprio umbigo, repetindo antes de dormir "eu sou o centro do mundo", "eu sou o melhor", "eu tenho mais valor que qualquer pessoa!", "existem os ricos, que trabalham, e os pobres, que não trabalham, são burros e sujos, gente que está no mundo para servir, mas que tem que ser obrigada a isto, porque é mal acostumada". Como o mundo não é assim, existem momentos em que o desejado não é alcançado e em que os outros (vistos como os sujos, pobres e burros) se apresentam fora do perfil esperado e se atrevem a ocupar espaços lado a lado, na universidade e nas empresas, isto gera uma tremenda angústia, decepção ("quem deixou isto acontecer?", "como pode? Investimos tanto na educação de nossos filhos para isto?"). Quando o mundo real não se encaixa nas expectativas das pessoas comuns, lidamos com o conseguir e o não conseguir agora, quem sabe na próxima eleição; ficamos tristes, reclamamos um pouco, mas a vida segue e vamos estudar e trabalhar mais para quem sabe, no futuro, conseguirmos o que queremos. Quem foi criado como se fosse mais que os outros não aceita isso, sente ódio, apela para violência, rebela-se na defesa de um mundo (de privilégio) que se apequenou, diminuiu o seu espaço. Dai porque é problema a ser resolvido com terapia - aprender que o mundo não existe apenas para lhe servir.
2. Falta de informação - Se vc só ouve as grandes mídias, as "reportagens" que não possuem espaço para mais de uma posição (pequenas, sem histórico, sem debate de ideias e posições, que tratam um problema como se fosse ele em si, sem relação com outras questões que possam mostrar a complexidade de cada situação/caso em suposta análise), você acaba com a sua "cabeça teleguiada" por um mundo pequeno, que só vê o imediato, acha, por exemplo, que a crise no Brasil é só no Brasil, que as ações da Petrobrás baixaram apenas pelas denúncias, tem gente tão mal informada que acha que o preço do petróleo baixou por causa da "corrupção na Petrobrás", relaciona coisas que não têm relação, criando um mundo "fantástico". É preciso deixar de ler a "mídia golpista" (por que não traz o contraditório, porque se fartou de dinheiro à custa de sonegação e manobras entre a própria elite buscando saciar-se de dinheiro e poder, muito dinheiro e muito poder). É preciso ler outras fontes para entender o minguado, frágil e pequeno mundo [ "Caros amigos"; Le mond Diplomatique Brasil", "Carta Capital", entre muitos outros]. 
3 - Falta de educação - Você pode ter 5 graduações, 10 especializações, estudado onde quer que seja, isto não lhe assegura ter 'educação'. Educação é você não vaiar, numa abertura de Copa do Mundo, em um país respeitado no mundo inteiro, a sua presidente. É não chamar uma mulher (qualquer mulher) de "vaca", É você se dar ao respeito e se comportar com respeito para com o idoso (na fila, no banco do ônibus), para com crianças e mulheres, é respeitar a opção sexual do outro, combater atitudes de racismo, machismo, xenofobia. Saber ouvir o outro, discordar (da política de bolsas, das cotas, da busca da igualdade racial e de gênero, do aborto e do que mais vc quiser), mas se dar ao respeito e respeitar o outro que discorda de você e saber que existem normas, regras, formas de conviver que se baseiam no respeito ao outro e não na força ou na sua vontade individual. Educação tem relação com caráter. 

Nenhum comentário: