sexta-feira, 1 de março de 2013

Docência: quais possibilidades e desafios?



UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UNIRIO

PROJETO INSTITUCIONAL PIBID/UNIRIO
 
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - QUALIDADE E VALORIZAÇÃO DAS PRÁTICAS ESCOLARES
 
CURSO DE EXTENSÃO (30h)
 
RODA DE CONVERSAS PIBID/UNIRIO
DOCÊNCIA: QUAIS POSSIBILIDADES E DESAFIOS?

Março a Dezembro de 2013, 6as. feiras, das 13h às 17h
 
Local: Auditório Paulo Freire, CCH, UNIRIO, Av. Pasteur, 458, Urca,
Rio de Janeiro
Inscrições gratuitas pelo e-mail pibid@unirio.br
(Vagas limitadas)
Dirigido a estudantes de qualquer Universidade e Professores das Escolas Públicas
Será oferecido certificado para os que frequentarem 75% dos encontros.
 
Programação
 

15 Mar
Maria Elena Viana Souza, UNIRIO
Jorge Luís R. dos Santos, UNIRIO
Relações raciais e currículo: Debate dos diferentes aspectos da ideologia racial brasileira que se refletem na educação escolar e possibilidades de sua desconstrução. Racismo e formação de professores. A Lei 10.639/2003.

24 Mai
Manoel Ricardo de Lima, UNIRIO
Paulo Silveira, UFRGS
O livro-objeto: ler é fazer o nosso corpo trabalhar: Apresentação da ideia de que praticar a leitura é armar uma cartografia afetiva em direção ao livro como objeto e como parte amorosa de nossa experiência cotidiana. Ler e ver o mundo para ser um ator nessa leitura e nessa perspectiva de olhar; ou seja, ler e ver o mundo para provocar mudanças.

21 Jun
André Gardel, UNIRIO
Liliane Mundim, UNIRIO
Viviane Narvais, UNIRIO
Jogos teatrais e de palavras: a dramaturgia brasileira em ação educativa: Reflexão sobre os modos de ensino/ aprendizagem de dramaturgia brasileira por meio de jogos teatrais. Como a palavra livresca se torna acionada pela cena, local de tensão entre a oralidade e o texto dramático, a partir da dinâmica didática em sala de aula proposta pelo PIBID: professor supervisor-aluno-bolsista de licenciatura.

19 Jul
Silvia Sobreira, UNIRIO
Gloria Calvente, EM Tia Ciata
Estratégias didáticas interdisciplinares:Introdução à problemática do ensino de música nas escolas (1ª PARTE). Apresentação de jogos musicais (2ª parte).

 16 Ago
Lucia Helena Pralon, UNIRIO
Alfabetização como instrumento de leitura do mundo: Análise das estratégias de enfrentamento do desafio da alfabetização de alunos com desempenho escolar considerado insuficiente pela escola, por meio da avaliação das sequencias didáticas desenvolvidas, dos resultados obtidos na produção oral e escrita dos alunos e dos significados da experiência para os licenciandos envolvidos.
 

20 Set
Maria Auxiliadora Delgado Machado, UNIRIO
José Roberto da Rocha Bernardo, UFF
A teoria da atividade e o ensino de ciências: Discussão dos conceitos de interdisciplinaridade, contextualização e situação problema presentes nos documentos oficiais orientadores da estrutura educacional brasileira e como eles estão presentes (ou não) nas práticas escolares.

18 Out
Daniel do Nascimento e Silva, UNIRIO
Adriana Carvalho Lopes, UFRRJ
Produção de textos em perspectiva etnográfica: Discussão das noções de textualidade e etnografia. Apresentação de um panorama dos estudos de letramento, com ênfase especial para os letramentos críticos. Discussão de pesquisas sobre letramentos de resistência no Rio de Janeiro.

22 Nov
Claudia Miranda, UNIRIO
Victor Junger Silveira, UERJ
Pedagogia: quais saberes/fazeres?Discussão da formação de professores e pedagogos emergentes: quais saberes/fazeres experimentamos com estudantes do Curso Normal?
Coordenação Geral do Curso:
Professoras Andréa Rosana Fetzner e Maria Elena Viana Souza
Mais informações: pibid@unirio.br

Nenhum comentário: