Na última viagem de 2015, em Vassouras, compartilhei algumas questões que, em meu entendimento, precisam ser observadas nas escolas em ciclos:
1. A avaliação precisa estar inserida no processo de aprendizagem, ser um momento a mais deste processo, e não em espaços "apartados" destes processos, voltados à "prestação de contas";
2. Os instrumentos de avaliação utilizados precisam ser variados e contribuírem para entender o processo de aprendizagem;
3. O entendimento do processo de aprendizagem (por parte da/o professora/or) exige a inclusão do estudante como informante deste processo, ou seja, é necessário "ouvi-lo" sobre o que sabe e o que ainda não sabe, bem como sobre os caminhos que toma para entender o conhecimento trabalhado na escola;
4. Entender o que queremos (professoras/es) com o processo educacional ajuda muito para decidir sobre quais instrumentos e registros de avaliação devemos escolher.
No link abaixo, a apresentação realizada.
http://www.slideshare.net/andrearf/fetzner-vassouras-2015desafios-da-avaliao-nas-escolas-em-ciclos
1. A avaliação precisa estar inserida no processo de aprendizagem, ser um momento a mais deste processo, e não em espaços "apartados" destes processos, voltados à "prestação de contas";
2. Os instrumentos de avaliação utilizados precisam ser variados e contribuírem para entender o processo de aprendizagem;
3. O entendimento do processo de aprendizagem (por parte da/o professora/or) exige a inclusão do estudante como informante deste processo, ou seja, é necessário "ouvi-lo" sobre o que sabe e o que ainda não sabe, bem como sobre os caminhos que toma para entender o conhecimento trabalhado na escola;
4. Entender o que queremos (professoras/es) com o processo educacional ajuda muito para decidir sobre quais instrumentos e registros de avaliação devemos escolher.
No link abaixo, a apresentação realizada.
http://www.slideshare.net/andrearf/fetzner-vassouras-2015desafios-da-avaliao-nas-escolas-em-ciclos
Nenhum comentário:
Postar um comentário