quarta-feira, 26 de outubro de 2016

28 de Outubro - Dia do funcionário público, feriado com cinema na UNIRIO!

Divulgamos o Fórum Psicanálise e Cinema, que acontecerá no dia 28 de outubro de 2016, 18h, no Auditório Vera Janacopulos.
O Fórum é muito interessante: além do filme, sempre muito bem escolhido, há uma discussão do mesmo com base na psicanálise, que é um dos referenciais que interferem crucialmente na forma de percebemos a nós mesmos e aos outros, mudando os paradigmas com os quais vemos a nós mesmos e ao mundo.

Convidamos a todos para que participem da sessão. O ingresso é gratuito.
(UNIRIO/PROEXC – ESCOLA DE TEATRO) &
SOCIEDADE PSICANALÍTICA DO RIO DE JANEIRO (SPRJ)
Caríssimos,
O FÓRUM DE PSICANÁLISE E CINEMA apresenta, no dia 28 de outubro, às 18h, na Sala Vera Janacópulos da UNIRIO, um dos filmes mais impactantes da década: INCÊNDIOS (Incendies, 2010, 123 min.), dirigido e roteirizado pelo canadense Dennis Villeneuve, baseado na terceira parte da tretalogia do escritor, teatrólogo e ator Wajdi Mouawad, uma obra que deixa o público sem palavras para descrever a experiência de assisti-lo. O texto investiga o trauma e o tormento da guerra moderna  no Oriente Médio, resgata e recupera tragédias e odisseias, incestos e revoltas em suas circunscrições trágicas inconfundíveis, cuja narrativa não tem espaço e nem tempo pré-fixados, indo tanto de um lugar a outro como de uma cultura a outra, em cenas que vão e voltam ao longo de 50 anos. Com um elenco de peso, no qual se destaca a atriz belga, Lubna Azabal, interpretando a mãe, Nawal Marwan, em torno da qual a tragédia edípica envolve todos os personagens.
O filme obteve reconhecimento internacional como, entre outros,  a indicação oficial do Canadá para o Oscar 2011. Enfim, uma oportunidade imperdível de se assistir e comentar uma obra-prima. Contando, como sempre, com a divulgação aos amigos e interessados no viés cultural e psicanalítico, aguardamos todos vocês para mais um instigante debate.
Ana Lúcia de Castro e Neilton Silva.
SERVIÇO:
DATA: 28 DE OUTUBRO DE 2016.
HORÁRIO: FILME: 18h; ANÁLISE E DEBATE: 20 h às 22 h.
LOCAL: SALA VERA JANACÓPULOS – UNIRIO
ENDEREÇO: AV. PASTEUR, 296.
ANÁLISE CULTURAL: PROF. DRA. ANA LÚCIA DE CASTRO
ANÁLISE PSICANALÍTCA: DR. NEILTON SILVA
ENTRADA FRANCA - INFORMAÇÕESforumpsicinema@gmail.com
NOTA: Quem se interessar em adquirir o livro: Fórum de Psicanálise e Cinema: 20 filmes analisados, de autoria de Ana Lúcia de Castro e Neilton Silva, ele se encontra à venda nos dias do FÓRUM. 

Nenhum comentário: