terça-feira, 7 de junho de 2016

Vivendo um Golpe

Durante todo este ano e antes de 11 de maio, todo o dia era dia de levantar, olhar as noticias no watsapp, respirar fundo e acreditar que algo iria acontecer que nos ajudasse frear a ruptura da ordem constitucional que se aproximava. As atividades políticas eram intensas e o trabalho avassalador, porque imenso e permeado de distrações outras, um compromisso maior em denunciar, em deter o golpe, em debater com a visão construída pela direita de que a esquerda faria mal ao país.
A votação do impedimento da presidenta Dilma no Senado durou entre 11 e 12 de maio. Acordar, dia 12 de maio, em um país que vive um golpe, foi muito triste. Foi intenso e doloridamente triste. Dia 12 ainda foi possível acompanhar a saída de Dilma do Planalto. E o Golpe se estabeleceu majestosamente ruim. A fotografia da entrada dos Golpistas no poder foi muito representativa daquele que, tendo sido eleito como vice, com uma Presidenta e Projeto de Governo de esquerda, articulou nos corredores a derrubada da mesma (para proteger os seus na Lava Jato) e chegou a escrever o que tem sido chamado de "Ponte para o passado" - desejos da direita nacional e dos EUA, entre a entrega do Pre Sal e o fim dos direitos trabalhistas, apresentado como um "plano de governo". Plano de governo não eleito, é isso que está se tentando estabelecer no país.
Os dias só não são mais difíceis porque temos muitos amigos, muitas amigas, dos mais distantes aos mais próximos, gente sensível, gente que tem noção de tudo o que estamos diariamente perdendo. Mas nossa força é imensa, talvez do tamanho da vontade deles em governar sem voto. A ocupação do MinC, a reunião da esquerda  (mais ou menos, é verdade), os atos cotidianos que mostram que não estamos sós, que podemos estar sem Justiça e sem Parlamento, porque todos parecem comprados, mas que ainda temos a nós, e estamos, todos e todas, nenhum pouco a fim de nos calarmos, de desistirmos da luta. É isto que nos faz levantar todo o dia, e recomeçar a vida.  


Em São Gonçalo, UERJ



Agenda unificada Comitê Unirio contra o Golpe e pela Democracia e Adunirio





Nenhum comentário: