quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Cortina de fumaça: assista e melhore a visibilidade de seu cotidiano

Eita férias!
Se eu não gostasse do trabalho, ia dizer que é preciso o trabalho para você valorizar as férias. Mas eu gosto muito de trabalhar, para minha sorte, gosto de trabalhar e também de tirar férias.
Consequência das minhas opções de vida, a luta pela construção de uma sociedade outra não me abandona nas férias e, as tais férias, acabam sendo um período para fazer com mais calma o meu trabalho (especialmente aquele que mais gosto de fazer - manter o Blog, refletir sobre os dados da pesquisa, integrar atividades para ter um ano mais feliz, procurar financiamento para a promoção da tal sociedade outra - mais solidária, menos desigual, mais justa). 
Do ponto de vista do lazer, caminhar sentindo o cheiro do mar, passear com minha cachorrinha, assistir a filmes com direito à pesquisa sócio-antropológica (como se comportam diferentes públicos, em diferentes filmes e, curioso: em diferentes cinemas) e, muito, muito bom... Assistir tv em plena tarde: Canal Brasil e Canal Curta! Brasil. Sem pressa, sem ter que fazer correndo para sair daqui há pouco... Nossa! Férias! Que delícia!
Hoje assisti o documentário Cortina de Fumaça, do diretor Rodrigo Mac Niven. O filme, disponível on line, traz o depoimento de diferentes especialistas em políticas públicas, polícia, política, uso medicinal de maconha e seja lá o que mais, que deveria ser divulgado em todas as redes de televisão, em diferentes horários, já que o debate público sobre o tema é "uma desgraça": do ponto de vista da lógica, da ciência e da democracia. Ao final do documentário, independente de sua posição sobre o tema (criminalização das drogas), você fará um exercício importante: ouvir o que há por traz de uma, entre tantas, cortinas de fumaça que deveríamos transpor, visibilizando coisas que estão aí, no nosso cotidiano, e que muitas vezes não percebemos. 
Peço desculpas aos 37 leitores deste Blog (rs...) por exibir um documentário que traz imagens de FHC.
Segue o link para assistir o filme

Nenhum comentário: