Nos Editais de Mestrado e Doutorado 2015 oferecerei três vagas:
Uma para o Mestrado
Duas para o Doutorado
Os projetos constituem a primeira fase do Edital e somente selecionarei pesquisas que se proponham a investigar a organização escolar em ciclos, podendo assim contribuir com minha pesquisa atual:
Uma para o Mestrado
Duas para o Doutorado
Os projetos constituem a primeira fase do Edital e somente selecionarei pesquisas que se proponham a investigar a organização escolar em ciclos, podendo assim contribuir com minha pesquisa atual:
GABINETE DE PESQUISA
EM DESENVOLVIMENTO CURRICULAR: estudo de
propostas curriculares em ciclos
Estudam-se
propostas curriculares de redes de ensino que tenham organizado em ciclos o
ensino fundamental, considerando que os períodos letivos
sem reprovação escolar pressupõem perspectivas curriculares não fragmentadas em
séries e não baseadas em pré-requisitos. A pesquisa propõe, baseando-se nos
estudos sobre a democratização da educação e a interculturalidade, fazer uma
análise da integração curricular nessas redes municipais de ensino. Com o
estudo pretende-se (1) compreender como se dá a integração curricular nas
propostas curriculares; (2) compreender como se dá a integração curricular nos
planejamentos escolares entre os ciclos; (3) analisar
as possíveis conciliações e articulações entre as diferentes culturas e conhecimentos escolares,
que possibilitem o diálogo intercultural por meio das atividades propostas nas
escolas. Priorizam-se
estudos qualitativos de perspectiva crítica-hermenêutica que preveem a análise (1)
de documentos e propostas de secretarias de educação e da legislação, que
incidam sobre as políticas e práticas de organização curricular e (2) de planejamentos
desenvolvidos pelas professoras e professores das redes de ensino que busquem a
articulação entre conhecimentos da experiência dos estudantes e conhecimentos a
serem aprofundados na escola.
O edital deverá ser publicado na primeira quinzena da Agosto.
Boa sorte aos pretendentes!
Nenhum comentário:
Postar um comentário