quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

O que vc acha importante para em uma direção de escola?

Seguindo orientação da Presidente Dilma, que propôs a consulta pública sobre Programas antes de seu lançamento, o MEC abriu um canal online para a possibilidade de manifestação, por parte da população escolar (e não só), sobre o que se considera importante na atuação de um diretor da Escola Básica.
A participação é bem simples: informa-se o CPF e um código de letras e números fornecidos pelo site.
A consulta tem duas questões básicas (abertas) e outro espaço para complementação:
Como você avalia a importância de um diretor de escola de Educação Básica? E
Como você entende que pode ser valorizado o papel do diretor de escola de Educação Básica?
Para participar vc precisa acessar o link:
http://pddeinterativo.mec.gov.br/diretorprincipal/

Na minha perspectiva, o diretor não pode fazer sozinho o trabalho por uma escola melhor, mais justa, democrática e comprometida com a qualidade social de seu trabalho, portanto, não é um mágico ou um super herói. A sua importância, avalio, é que ele possa fomentar um bom projeto de escola, tenha formação pedagógica de qualidade. Para fomentar um bom projeto de escola seria importante conhecer sua comunidade, reconhecer o papel social da escola, a importância do planejamento participativo e estabelecer a diferença entre ações e atividades que prejudicam a aprendizagem e aquelas que poderiam promover um clima escolar de confiança e dar autonomia aos sujeitos, provocá-los no desenvolvimento do pensamento crítico e contribuir para uma ampliação de conhecimentos e vivências culturais. Em vários municípios do estado do Rio muitas direções de escola ainda são indicadas por vereadores, não entendem nada de educação escolar e mais prejudicam o trabalho dos professores do que colaboram.
As indicações por parte de vereadores e prefeitos deveriam ser proibidas. A eleição com a participação da comunidade escolar parece ser o melhor sistema, acompanhada, na sequência (após a direção ser eleita) de um curso de especialização em Gestão Escolar, como o que foi oferecido pelo MEC via Escola de Gestores em parceria com as universidades públicas, por exemplo.
Uma equipe pedagógica também é importante, para que o diretor não seja sobrecarregado e possa ter uma equipe que colabore com a escola na construção cotidiana do Projeto Político Pedagógico.
Já participei! Espero que a conclusão das manifestações não seja pela bonificação, responsabilização e outras coisitas que andam a perturbar o cenário já complicado da educação pública.

Nenhum comentário: