segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Sobre os jovens e as manifestações... Com a palavra Paulo Freire...

"Os movimentos de rebelião, sobretudo de jovens, no mundo atual, que necessariamente revelam peculiaridades dos espaços onde se dão, manifestam, em sua profundidade, esta preocupação em torno do homem e dos homens, como seres no mundo e com o mundo. Em torno do que e de como estão sendo. Ao questionarem a "civilização do consumo"; ao denunciarem as "burocracias" de todos os matizes; ao exigirem a transformação das Universidades, de que resulte, de um lado - o desaparecimento da rigidez nas relações professor-aluno; de outro - a inserção delas na realidade; ao proporem a transformação da realidade mesma para que as Universidades possam renovar-se; ao rechaçarem velhas ordens e instituições estabelecidas, buscando a afirmação dos homens com sujeitos de decisão, todos estes movimentos refletem o sentido mais antropocêntrico de nossa época." (FREIRE, Paulo, Pedagogia do Oprimido, 1975, nota de rodapé, p.39 e 40, grifos do autor)
....
"A desumanização, que não se verifica, apenas, nos que têm sua humanidade roubada, mas também, ainda que de forma diferente, nos que a roubam, é distorção da vocação do SER MAIS. É distorção possível na história, mas não vocação histórica. Na verdade, se admitíssemos que a desumanização é vocação histórica dos homens, nada mais teríamos que fazer a não ser adotar uma atitude cínica ou de total desespero. A luta pela humanização, pelo trabalho livre, pela desalienação, pela afirmação dos homens como pessoas, como "seres para si", não teria significação. Esta somente é possível porque a história não é, porém, destino dado, mas resultado de uma "ordem" injusta que gera a violência dos opressores e esta, o ser menos. (idem, p. 40-41)

Neste momento de bravura, PARABÉNS PELO DIA DO PROFESSOR, PARABÉNS PROFESSORAS! PROFESSORES! LICENCIANDOS DE TODAS AS ÁREAS!

 

Um comentário:

Profª Tania Cortez disse...

Hoje é um dia com poucas coisas a comemorar. Tempos difíceis temos passado nesta cidade tão maravilhosa, tempos de guerra...Professores acuados por policiais, lutando por direitos e qualidade de trabalho. Professores,cada vez mais, precisando provar a esta sociedade que são fundamentais para que melhores cidadãos sejam formados. Professores pedindo para serem ouvidos e respeitados.Poucas coisas a comemorar...entretanto estamos unidos, estamos firmes em nossa decisão de continuarmos nesta profissão de que tanto nos orgulhamos. Parabéns!!Professora Tania Cortez (supervisora da equipe PIBID - Prof Daniel)