quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Programa de Pós-Graduação recebe Catherine Walsh em 26 de Agosto de 2013

Quando falamos de ir para a escola na tentativa de superar os conhecimentos hegemônicos, hoje veiculados nos currículos, e encontrar de formas de, por meio do diálogo, trazer para o processo de escolarização o saber de experiência feito, como dizia Paulo Freire, saber este capaz de, além de valorizar diferentes saberes e formas de compreensão do mundo, instrumentalizar os estudantes para uma leitura mais apurada da realidade, mais crítica e comprometida com o bem viver e o bem estudar (viver e estudar de outro modo) estamos falando de colonialidade, decolonialidade e ação intercultural. O encontro com Catherine Walsh será inspirador para esta discussão.
No livro Interculturalidad, Estado, Sociedad: luchas (de) coloniales de nuestra época (Universidad Andina Simón Bolívas e Ediciones Abya-Yala, 2009), ao abordar os princípios do bem estar coletivo e do bem viver - relacionalidade, correspondência e complementaridade - a autora, Catherine Walsh - nos dá pistas para pensar a educação de outro modo. A atividade promovida nesta segunda-feira, 26 de agosto de 2013, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado, no Auditório Paulo Freire (Av. Pasteur, 458, CCH, térreo, Urca, Rio de Janeiro), das 14h às 16h, nos fortalecerá neste compromisso com uma escola mais significativa na luta pela transformação social que tanto buscamos.
Inscrições e certificados no local.

 

Um comentário:

Claudinha Flor de Lótus disse...

Obrigada pelo convite. Estarei lá!