sábado, 15 de outubro de 2011

Feira de Trocas na Semana da Educação

Divulgo a chamada da professora Lea!
17 a 23/10/2011
FEIRA DE TROCAS
É com prazer que os convidamos a participarem da FEIRA DE TROCAS que se realizará durante a III Semana de Educação do CCH. Tragam seus livros, textos xerocados, CDs, DVDs que não mais utilizam e estão em casa ocupando espaço. Desapeguem-se, eles serão úteis a outras pessoas!!A Feira de Trocas é uma atividade que está em coerência com 2 dos 3Rs Ecológicos: Redução de Consumo e Reaproveitamento. Mais significativas que a Reciclagem (o terceiro R), os dois primeiros são as principais bandeiras de preservação da Terra.A troca é também uma atividade sustentável porque contribui para a tecitura de novas relações dos seres humanos entre si, na medida em que o ato de trocar pressupõe diálogo.
Diferentemente do ato de comprar, a troca envolve conexão com o outro, atenção, interação! Num momento planetário em que necessitamos de modelos de desenvolvimento que tenham como referência as pessoas, não os objetos, a trocas – de objetos, afetos, olhares - pode contribuir para a constituição de subjetividades não individualistas, não consumistas, diria, mesmo, não racionalistas.
Estas são as subjetividades de que necessitamos numa nova sociedade afetiva, democrática, solidária, responsável! A feira será montada na segunda-feira, dia 17, no Hall de CCH, durante as ativiadades da Semana de Educação!

Léa Tiriba
Professora Adjunta - Depto de Didática
GITAKA - Grupo de Pesquisa “Infâncias, Tradições  Ancestrais e Cultura Ambiental 
Escola de Educação - UNIRIO

Nenhum comentário: