segunda-feira, 30 de maio de 2011

Mais Educação no Mato Grosso

Novas amigas (e novos amigos) do Mato Grosso! Conforme prometido, encaminhei os slides trabalhados no 1o. Ciclo de Palestras sobre o Programa Mais Educação nas Escolas da Rede Estadual do Mato Grosso para a Profa. Criseida, na SEEDUC, para que os Centros de Formação possam repassá-los. Infelizmente, ainda não consigo postá-los neste espaço. A estada com vocês foi ótima, durante esta semana, comentarei neste espaço as questões que não tivemos tempo de discutir ao final do Encontro. Foi um grande prazer estar com vocês. Segue a primeira questão pendente: "apesar dos ciclos estarem em implantação em Mato Grosso desde 1999, ainda temos escolas com dificuldades de entender - e aceitar - as concepções teóricas e metodológicas dos ciclos. Que leituras, que caminhos você sugere para as escolas e professores que estão no início desta caminhada?"
A concepção de outra escola possível é difícil, a tradição de nossa escola de trabalho com um conhecimento de forma descontextualizada e sem considerar os saberes que os estudantes trazem é dennciada e perdura por quase um século, tudo isto, ao meu ver, agravado pelo descrédito em relação aos fazeres docentes. Buscando não perder as contribuições que diferentes experiências de ciclos têm acumulado no Brasil e, também, o acompanhamento das pesquisas sobre o tema, desejando aprofundar e qualificar o que temos realizado, mantemos, com um Conselho Editorial nacional, uma Coletânea chamada Ciclos em Revista. Nesta coletânea é possível encontrar desde propostas de trabalho com turmas heterogêneas, experiências de formação de professores, gestão de escolas em ciclos até experiências e propostas de avaliação em escolas em ciclos. Todavia, como falei no Encontro, acredito que o Mais Educação, pela inovação curricular que pode provocar, é uma grande possibilidade de pensarmos de forma diferente a escola em seu conjunto, seus conteúdos, dando outro destaque para os saberes regionais e integrando os saberes disciplinares ao estudo e aprofundamento dos saberes regionais.
Sobre a coletânea, é possível encontrá-la na Livraria Cultura, Americanas.com, Saraiva (pedidos pela Internet). 
Para quem não conhece, a foto é do Tuiuiu, ave simbolo do Pantanal. Indo à Cuiaba você pode fcilmente visitar a Amazônia, o Araguaia, a Chapada dos Guimarães, o Pantanal e, ainda, a Bolívia!
Recomendo o passeio!

Nenhum comentário: