quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Encontro com estudantes matriculados em Didática (Licenciaturas e Pedagogia) turmas da manhã e noite em 5as. feiras

Estudantes!
Nosso encontro amanhã, 13-08-2015, às 8h para turma da manhã e às 18h para turma da noite é imprescindível para encaminharmos demandas do semestre. Ele ocorrerá na sala de aula do mestrado em educação, térreo, CCH.
Até lá!

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Aulas de Didática - profa. Andréa Fetzner em 2015.2

As aulas de Didática das turmas 2015.2 pela manhã e noite de quintas (Licenciaturas) começarão no dia 13 de Agosto de 2015.
8h às 12h da manhã - mestrado em educação, térreo, CCH.
18h às 22h da noite - mestrado em educação, térreo, CCH.
Não percam a primeira aula, onde estruturaremos juntos o Semestre.

domingo, 2 de agosto de 2015

Leituras de domingo...

Quem disse Berenice?
[...] não deixou restar vínculo algum entre um homem e outro além do interesse pessoal estéril, além do "pagamento em dinheiro" insensível. [...] Converteu o mérito pessoal em valor de troca. [...] implantou essa liberdade única, inescrupulosa - Mercado Livre. Em uma palavra, substituiu a exploração velada - por ilusões religiosas e políticas - pela exploração aberta, imprudente, direta e brutal.
[...] Converteu o médico, o advogado, o padre, o poeta, o cientista em seus operários assalariados.
[...] reduziu a relação familiar a uma mera relação de dinheiro.
[...] Todas as indústrias nacionais estabelecidas há muito tempo foram ou estão sendo destruídas diariamente. Elas são desalojadas por novas indústrias, cuja introdução torna-se questão de vida e morte para todas as nações civilizadas; [...] indústrias cujos produtos são consumidos não só no lar, mas em todos os cantos do globo. Em lugar das antigas vontades, satisfeitas pela produção do país, encontramos novas vontades, exigindo para satisfazê-las produtos de terras e climas distantes. No lugar da antiga reclusão e auto-suficiência local e nacional, temos conexões em todas as direções, uma interdependência universal das nações. E tanto em produção material como também em produção intelectual.
Marx e Engels. O Manifesto Comunista. [Referindo-se à burguesia.]
Que, por óbvia necessidade, termina assim:
Trabalhadores de todos os países, Uni-vos! 
Como disse Mauro Iasi (campanha para Presidência da República, 2014): Eles são poucos, nós somos muitos.
Filmes que acompanham o clima:
O Corte (Costa-Gravas)
Amor sem Escalas (Jason Reitman)
O Jardineiro Fiel (Fernando Meirelles)
Roger e Eu (Michael Moore)
Samba (Oliver Nakache, Éric Toledano)
Para entender o Manifesto Comunista em conceitos atuais, um excelente texto do Blog do Tarso (Paraná), explica o "ajuste fiscal"
http://blogdotarso.com/2015/08/03/o-ajuste-fiscal-e-a-paz-de-espirito-dos-tubaroes/

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Alunos concluintes de Ensino Médio

O projeto "Avião de Papel" é voltado para alunos da rede pública que estão saindo do Ensino Médio, visando orientá-los e prepará-los para os desafios da vida adulta e profissional. Serão 5 encontros presenciais gratuitos na cidade do Rio de Janeiro, aos sábados, entre agosto e outubro, sem custos para os participantes.
Formulário de inscrição: http://goo.gl/forms/Z1ZGGZgJbU
Para saber mais sobre o projeto, acessem: www.benfeitoria.com/aviaodepapel
Confiram também nossa página no facebook: facebook.com/vemproaviao
Uma das organizadoras é a professora Renata Vittoretti, professora tutora do Curso de Pedagogia na modalidade a distância/Unirio.

terça-feira, 28 de julho de 2015

Seleção mestrado e doutorado PPPGEDU Unirio - Profa. Andréa Rosana Fetzner

Nos Editais de Mestrado e Doutorado 2015 oferecerei três vagas:
Uma para o Mestrado
Duas para o Doutorado
Os projetos constituem a primeira fase do Edital e somente selecionarei pesquisas que se proponham a investigar a organização escolar em ciclos, podendo assim contribuir com minha pesquisa atual:

GABINETE DE PESQUISA EM DESENVOLVIMENTO CURRICULAR: estudo de 
propostas curriculares em ciclos
Estudam-se propostas curriculares de redes de ensino que tenham organizado em ciclos o ensino fundamental, considerando que os períodos letivos sem reprovação escolar pressupõem perspectivas curriculares não fragmentadas em séries e não baseadas em pré-requisitos. A pesquisa propõe, baseando-se nos estudos sobre a democratização da educação e a interculturalidade, fazer uma análise da integração curricular nessas redes municipais de ensino. Com o estudo pretende-se (1) compreender como se dá a integração curricular nas propostas curriculares; (2) compreender como se dá a integração curricular nos planejamentos escolares entre os ciclos; (3) analisar as possíveis conciliações e articulações entre as diferentes culturas e conhecimentos escolares, que possibilitem o diálogo intercultural por meio das atividades propostas nas escolas. Priorizam-se estudos qualitativos de perspectiva crítica-hermenêutica que preveem a análise (1) de documentos e propostas de secretarias de educação e da legislação, que incidam sobre as políticas e práticas de organização curricular e (2) de planejamentos desenvolvidos pelas professoras e professores das redes de ensino que busquem a articulação entre conhecimentos da experiência dos estudantes e conhecimentos a serem aprofundados na escola. 

O edital deverá ser publicado na primeira quinzena da Agosto.
Boa sorte aos pretendentes!

sexta-feira, 17 de julho de 2015

E por falar em Golpistas...

Penso que nem precisa a lista das improbidades deste Deputado para apoiar o movimento!
É hoje, sexta-feira, 17-07-2015, dia de gritar "Fora Eduardo Cunha!