CICLOS ESCOLARES: DESAFIOS PERCEBIDOS PELAS
PESQUISAS
A
presente mesa, organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em avaliação e
currículo - GEPAC, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UNIRIO, pretende
debater questões investigadas pelo Grupo relacionadas aos desafios da
organização escolar em ciclos visando, principalmente, refletir a respeito da
avaliação e do currículo estabelecidos em redes municipais de educação do
Estado do Rio de Janeiro pesquisadas pelo estudo “Concepções de agrupamento escolar e currículo: estudo da organização
escolar em ciclos nos municípios do estado do Rio de Janeiro”, coordenada
pela profa. Andréa Rosana Fetzner e financiada pela FAPERJ/JCNE.
ATIVIDADE
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MESA
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EMENTA
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A organização escolar em ciclos em
municípios do Estado do Rio de Janeiro, dados quantitativos e qualitativos,
aspectos avaliativos e curriculares das propostas de redes municipais de
ensino.
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OBJETIVOS
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Promover a reflexão sobre algumas questões
teórico-práticas que envolvem a avaliação e o currículo no contexto da
organização escolar em ciclos e as demandas
da política de controle público por meio da avaliação nos anos iniciais.
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ABORDAGENS
ESPECÍFICAS
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A organização em ciclos no Ensino Fundamental.
(Andressa Farias
Vidal)
Pesquisa sobre a organização escolar em ciclos no município
de Niterói, apresentando levantamento histórico dos movimentos de construção,
reflexão e reconstrução das propostas pedagógicas implementadas pela Rede.
Relação da
avaliação proposta pelo ciclo de alfabetização e os
exames nacionais realizados pelos alunos no CA: Provinha Brasil e ANA. (Ester
de Azevedo Correa Assumpção)
Pesquisa sobre a correlação das práticas avaliativas no ciclo de
alfabetização com a política de controle público por meio da avaliação.
Apresenta resultados de consulta a publicações da Anped (2006/2011),
periódicos da Scielo (2006/2011), base de dados da Capes e entrevistas com 24
professores da rede municipal de Duque de Caxias.
Ciclos escolares na EJA. (Regina Aparecida
Correia Trindade)
Pesquisa sobre a Organização da Escolaridade em Ciclos na
EJA, que busca dialogar com o levantamento das discussões mais atuais sobre
esta modalidade de ensino, visando compreender, a partir da análise
documental da Rede de Niterói, como as políticas públicas encaminham questões
sobre a organização da escolaridade em ciclos para a EJA.
PNAIC e organização curricular em ciclos (Andréa Tubbs, Maraísa Silva e Érica
Melo)
Pesquisa sobre possíveis contradições e também encontros entre as
propostas curriculares presentes nos documentos oficiais de duas redes do
município do RJ e as determinações postas no Pacto Nacional de Alfabetização
da Idade Certa – PNAIC.
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COORDENAÇÃO DA MESA
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ANDRÉA ROSANA FETZNER.
Doutora em Educação. Professora Adjunta na Universidade Federal do Estado do
Rio de Janeiro - UNIRIO.
ANDRESSA FARIAS VIDAL. Mestre em Educação. Professora da Rede Municipal de Niterói.
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PALESTRANTES
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Profa. Dra. ANDRÉA ROSANA FETZNER, UNIRIO
Profa. Me. ANDRESSA FARIAS VIDAL, UNIRIO,
FME NITEROI.
Profa. Me. ESTER ASSUMPÇÃO, UNIRIO/RME Duque
de Caxias.
Profa. REGINA APARECIDA CORREIA TRINDADE,
UNIRIO/UFRJ.
Estudantes MARAISA LOPES SILVA, ÉRIKA MELO E
ANDREA TUBBS, UNIRIO.
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PÚBLICO ALVO
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Professoras e professores de redes de ensino
organizadas em ciclos, gestores e pesquisadores com interesse na temática.
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RESULTADOS ESPERADOS
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Divulgação das pesquisas concluídas ou em
fase de conclusão sobre a temática, buscando oportunizar a apropriação dos
estudos realizados às redes e professores que trabalham em organizações
escolares em ciclos.
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