terça-feira, 19 de maio de 2015

Link para o debate Pátria Educadora: o que está sendo e o que pode vir a ser - assista a gravação

Link para o debate que ocorreu hoje, 19-05-2015, na UNIRIO/RJ, contando com a participação de professoras/es da escola básica, da universidade, estudantes de graduação e pós-graduação, que entendem necessário superar as propostas do documento "Pátria Educadora: a qualificação do ensino básico como obra de construção nacional", por outras mais plurais, democráticas e comprometidas com os caminhos construídos nos últimos 12 anos do Brasil:




quarta-feira, 13 de maio de 2015

Debate "Pátria Educadora" - o que está sendo e o que pode vir a ser?

Em uma ação de professores das Universidades Unirio, UFF, UFRJ, UFRRJ, UERJ Maracanã/FEBF e FFP e PUC/RJ, estamos promovendo na próxima terça-feira, 19 de maio de 2015, às 9h30min, no Auditório Paulo Freire/CCH/Unirio (Av. Pasteur, 456, Urca, RJ), um debate que busca contribuir com sentidos outros à proposta escrita pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, já discutida neste Blog aqui http://arfetzner.blogspot.com.br/2015/04/forum-nacional-de-educacao-se-manifesta.html
Entendemos que as políticas educacionais dos últimos 12 anos já construíram caminhos que precisam ser potencializados,no sentido de uma educação de qualidade para nosso país. Queremos apontar, coletivamente, aspectos que podem ser ampliados e discussões que não podem deixar de ser reconhecidas em um documento educacional que pretenda dar sentido ao lema Pátria Educadora.
TRANSMISSÃO AO VIVO PELO LINK:
Debate Interinstitucional Pátria Educadora na Unirio

Crise dos partidos, reforma política e democratização da participação popular - hoje UERJ, Prédio Central, Faculdade de Educação, Auditório 111



CRISE DOS PARTIDOS, REFORMA POLÍTICA E DEMOCRATIZAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO POPULAR”

Palestrantes: TARSO GENRO  -   MARCELO FREIXO

13/maio, 4ª. feira, às 18:30 horas, na UERJ, Auditório111 (11º. and.)

Rua São Francisco Xavier, 524
Auditório 111 ‐ 11º andar
UERJ ‐ Campus Maracanã

Contamos com sua presença,
Coordenação do Grupo THESE

terça-feira, 12 de maio de 2015

É hoje! Apoio à Luiz Edson Fachin ao Supremo!

Apoio à indicação do prof. Luiz Edson Fachin ao Supremo - envie um e-mail para cada senador registrando seu apoio. Para fazer isto é bem simples: basta acessar ao endereço a seguir, colocar seu nome e e-mail.
http://fachinsim.com.br/

http://blogdotarso.com/2015/05/11/blogueirs-e-ativistas-digitais-apoiam-fachin-para-o-stf/#comment-40071 

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Além de reclamar, dá para fazer alguma coisa...

Estão se organizando algumas frentes no Brasil que buscam articular, assessorar e empoderar as pessoas comuns que não concordam com o perfil conservador do Congresso Nacional. Participar pode ser bem simples, e é melhor do que ficar só reclamando... Já dizia Vandré, quem sabe faz a hora não espera acontecer.

1. Informar-se. Os deputados federais, 300 deles, resolveram que eu não tenho o direito de decidir comprar ou não produtos que contenham, em sua fabricação, outros produtos geneticamente modificados.
São 300, nãos os 513, percebem?
Para saber quem está a lhe tirar direitos, a lista está aqui:
http://www.cartacapital.com.br/blogs/parlatorio/veja-a-lista-de-deputados-que-derrubaram-a-rotulagem-de-alimentos-transgenicos-4519.html

2. É possível engajar-se em uma campanha pelo fim do financiamento de campanhas por empresas, um dos mais injustos meios de influência nos rumos políticos do país. OAB, CUT, CNBB, UNE, CONTAG, CTB, MCCE, são instituições que construíram a proposta, diferente da que está sendo levada pelo Sr. Eduardo Cunha, Presidente da Câmara dos Deputados.

Leia o projeto completo em: http://www.reformapoliticademocratica.org.br/conheca-o-projeto/

Imprima o formulário e ajude a coletar assinaturas, é um projeto de lei de iniciativa popular, não é via on line, precisa ser enviado pelos correios. Amanhã começamos a coleta na Unirio!

Os quatro pontos principais desta proposta são:
  1. Proibição do financiamento de campanha por empresas e adoção do Financiamento Democrático de Campanha;
  2. Eleições proporcionais em dois turnos;
  3. Paridade de gênero na lista pré-ordenada;
  4. Fortalecimento dos mecanismos da democracia direta com a participação da sociedade em decisões nacionais importantes.

http://www.reformapoliticademocratica.org.br/wp-content/uploads/2015/03/COALIZ%C3%83O-FORMUL%C3%81RIO-PARA-COLETA-DE-ASSINATURAS-nov-2014.pdf

O endereço de envio está ao final do formulário.

3. Outra forma de pressionar, desta vez os senadores, em apoio à indicação da Presidenta Dilma para o Supremo, do prof. Luiz Edson Fachin é enviando um e-mail para cada senador. Para fazer isto é bem simples: basta acessar ao endereço a seguir, colocar seu nome e e-mail.
http://fachinsim.com.br/


domingo, 10 de maio de 2015

Um bom dia de domingo...Depois de um trabalho gratificante no sábado...

O Seminário de Práticas Educativas IV foi um daqueles encontros que a gente leva no coração para sempre, faz bem para a alma, é como um beijo de amor, um abraço de amizade, um "volte sempre" de verdade. As notícias da tv e a maldade circulante nas redes sociais nos fazem, por vezes, perder a noção de que a humanidade é ainda um projeto existente, de que muita gente sente, assim como a gente, uma necessidade imensa de aprender, de trocar experiências de acolhimento, reafirmar opções que fomos fazendo ao longo da vida pela solidariedade, pela retidão do espírito, pelo bom senso (Carla, Vera Lúcia, Liliane, Paula especial obrigada!).
São carinhos que fazem bem ao corpo, revigoram a necessidade de estudar.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Crise dos Partidos, Reforma Política e Democratização da Participação Popular em Debate em 13-03-2015, 18h30min, na UERJ Macaranã Prédio da Educação Auditório 111

Grupo Conjuntura convida
DEBATENDO ESTADO E SOCIEDADE EM
TEMPOS DE (IN)DETERMINAÇÃO POLÍTICA
CRISE DOS PARTIDOS, REFORMA POLÍTICA
E DEMOCRATIZAÇÃO DA
PARTICIPAÇÃO POPULAR
Palestrantes:
TARSO GENRO
MARCELO FREIXO
Rua São Francisco Xavier, 524
Auditório 111 ‐ 11º andar
UERJ ‐ Campus Maracanã
13 de maio de 2015 (4ª feira)

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Ciclos Escolares: desafios percebidos pelas pesquisas - mesa aberta ao público na Semana de Educação da UNIRIO, em 22-05-2015, 15h às 17h, térreo CCH

CICLOS ESCOLARES: DESAFIOS PERCEBIDOS PELAS PESQUISAS
A presente mesa, organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em avaliação e currículo - GEPAC, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UNIRIO, pretende debater questões investigadas pelo Grupo relacionadas aos desafios da organização escolar em ciclos visando, principalmente, refletir a respeito da avaliação e do currículo estabelecidos em redes municipais de educação do Estado do Rio de Janeiro pesquisadas pelo estudo “Concepções de agrupamento escolar e currículo: estudo da organização escolar em ciclos nos municípios do estado do Rio de Janeiro”, coordenada pela profa. Andréa Rosana Fetzner e financiada pela FAPERJ/JCNE.
ATIVIDADE
MESA

EMENTA
A organização escolar em ciclos em municípios do Estado do Rio de Janeiro, dados quantitativos e qualitativos, aspectos avaliativos e curriculares das propostas de redes municipais de ensino.

OBJETIVOS
Promover a reflexão sobre algumas questões teórico-práticas que envolvem a avaliação e o currículo no contexto da organização escolar em ciclos e as demandas da política de controle público por meio da avaliação nos anos iniciais.



ABORDAGENS ESPECÍFICAS


A organização em ciclos no Ensino Fundamental. (Andressa Farias Vidal)
Pesquisa sobre a organização escolar em ciclos no município de Niterói, apresentando levantamento histórico dos movimentos de construção, reflexão e reconstrução das propostas pedagógicas implementadas pela Rede.
Relação da avaliação proposta pelo ciclo de alfabetização e os exames nacionais realizados pelos alunos no CA: Provinha Brasil e ANA. (Ester de Azevedo Correa Assumpção)
Pesquisa sobre a correlação das práticas avaliativas no ciclo de alfabetização com a política de controle público por meio da avaliação. Apresenta resultados de consulta a publicações da Anped (2006/2011), periódicos da Scielo (2006/2011), base de dados da Capes e entrevistas com 24 professores da rede municipal de Duque de Caxias.
Ciclos escolares na EJA. (Regina Aparecida Correia Trindade)
Pesquisa sobre a Organização da Escolaridade em Ciclos na EJA, que busca dialogar com o levantamento das discussões mais atuais sobre esta modalidade de ensino, visando compreender, a partir da análise documental da Rede de Niterói, como as políticas públicas encaminham questões sobre a organização da escolaridade em ciclos para a EJA.
PNAIC e organização curricular em ciclos (Andréa Tubbs, Maraísa Silva e Érica Melo)
Pesquisa sobre possíveis contradições e também encontros entre as propostas curriculares presentes nos documentos oficiais de duas redes do município do RJ e as determinações postas no Pacto Nacional de Alfabetização da Idade Certa – PNAIC.  


COORDENAÇÃO DA MESA
ANDRÉA ROSANA FETZNER. Doutora em Educação. Professora Adjunta na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.
ANDRESSA FARIAS VIDAL. Mestre em Educação. Professora da Rede Municipal de Niterói.


PALESTRANTES
Profa. Dra. ANDRÉA ROSANA FETZNER, UNIRIO
Profa. Me. ANDRESSA FARIAS VIDAL, UNIRIO, FME NITEROI.
Profa. Me. ESTER ASSUMPÇÃO, UNIRIO/RME Duque de Caxias.
Profa. REGINA APARECIDA CORREIA TRINDADE, UNIRIO/UFRJ.
Estudantes MARAISA LOPES SILVA, ÉRIKA MELO E ANDREA TUBBS, UNIRIO.

PÚBLICO ALVO
Professoras e professores de redes de ensino organizadas em ciclos, gestores e pesquisadores com interesse na temática.

RESULTADOS ESPERADOS
Divulgação das pesquisas concluídas ou em fase de conclusão sobre a temática, buscando oportunizar a apropriação dos estudos realizados às redes e professores que trabalham em organizações escolares em ciclos.