sábado, 30 de agosto de 2014

Unirio - Mestrado e Doutorado em Educação para as turmas de 2015!

A Unirio é uma Universidade Federal (portanto, pública) e, por enquanto (alguns candidatos ao Governo Federal já anunciaram seus interesses em que os cursos passem a ser pagos), os cursos que são oferecidos na Pós-Graduação (Especializações, Mestrado e Doutorado) são totalmente gratuitos. Sequer inscrições são cobradas e não estamos falidos. Dito isto, divulgamos que está aberto o Edital de Seleção para a primeira turma do Doutorado em Educação na Unirio:
Link para o Edital de Doutorado:
Edital Doutorado
E hoje, 01 de setembro de 2014, o Edital de Seleção para o Mestrado:
Edital Mestrado
Dicas:O primeiro passo para fazer um bom concurso é ler com atenção o Edital, marcar na agenda pessoal todos os prazos e reservar um tempo para preparar-se.
Na sequência, encontrar um/a professor/a que oriente pesquisa na temática que você trabalhou na sua monografia e tem permanecido estudando. Não dá tempo para aprender a bibliografia relevante e atualizada de uma temática em apenas 45 dias. É necessário saber sobre o tema, já ter feito algumas inserções em pesquisa no tema, ter uma bibliografia já amadurecida sobre o tema.
Da mesma forma, é importante conhecer o projeto de pesquisa do possível orientador, ler suas últimas produções em livros e revistas, verificar quais aspectos das suas curiosidades investigativas poderiam contribuir com o trabalho do/a possível orientador/a.
Não levar a seleção em "ponta de faca", é um processo que envolve subjetividade, sorte, autocontrole. Não é fabricação de parafusos. A prova escrita e a prova oral exigem conhecimento e objetividade, capacidade de comunicação das ideias - nem sempre os avaliadores entendem o que você desejou dizer. Em alguns parágrafos, menos pode ser mais.
E, na vida, é fazendo que se aprende. Perceber o processo, independente de seu resultado, como um aprendizado, é mais produtivo.
Boa sorte!

2 comentários:

doutoramento disse...

mestrado Educação blog

Universidade Paraguai disse...

obrigado por esta publicação!!