Estaremos oferecendo, em 2013.2, quartas-feiras, das 16h às 18h, a seguinte disciplina optativa:
Disciplina
CICLOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
CARGA
HORÁRIA: 30h – 02 Créditos Teóricos
Semestre:
2013.2
PROFESSORAS: ANDRÉA ROSANA FETZNER, CLAUDIA
FERNANDES, MARIA ELENA VIANA
Ementa
A função social da educação escolar. Processos históricos de políticas
educacionais direcionadas para a não-retenção de alunos. Diferentes formas de
organização da escolaridade ao longo da história da educação brasileira. Diferentes formas possíveis de organização da
escolaridade e seus referenciais filosófico-teóricos. Políticas institucionais
e projetos pedagógicos. As escolhas didáticas: tempo escolar, espaço escolar,
currículo, relação professor – aluno, avaliação, formação de professores.
Objetivos
1. Identificar, por meio dos estudos com a interculturalidade, os ciclos como uma
das formas de organização da escola, seus fundamentos curriculares e suas possibilidades de
interpretação e tradução no cotidiano escolar.
2. Situar possibilidades e desafios das propostas curriculares em relação as legislações que tratam do currículo.
2. Conceituar os diferentes tipos de
organização em ciclos existentes na bibliografia pertinente: ciclos de alfabetização,
de formação e de aprendizagem.
3. Analisar as implicações dos
ciclos na relação professor/aluno, no currículo, na didática, na avaliação.
4. Conhecer algumas experiências de
implantação dos ciclos no Brasil.
Metodologia
A metodologia considera os conhecimentos prévios dos alunos buscando
problematizá-los, na perspectiva da ação-reflexão-ação. O curso é realizado por
meio da reflexão e discussão de textos, aulas expositivas, trabalhos de grupo e
debates.
Avaliação
Os critérios de avaliação envolvem: o uso adequado dos conceitos
trabalhados, bem como seu aprofundamento. O uso adequado da linguagem escrita,
com coerência e coesão nos textos escritos. A participação, o envolvimento, a
pontualidade e a assiduidade.
A avaliação
se dará por meio do acompanhamento da pontualidade e frequência (2,0), de
trabalhos em grupo e individuais, apresentação nos seminários (6,0) e de um
ensaio final, de até 4 laudas, sobre o conceito de organização escolar em
ciclos, seus princípios e principais desafios (2,0).
Nenhum comentário:
Postar um comentário