quarta-feira, 22 de junho de 2011

Abertura do Congresso da Associação de Pesquisa em Interculturalidade - ARIC

Apesar de muito escura, a foto registra a primeira mesa redonda que discutiu o conceito de interculturalidade em diferentes campos de pesquisa, religiosidade, medicina, educação, políticias sociais, entre outros. A qualidade da mesa foi o marco do que está sendo um grande Congresso. Os estudos interculturais têm ajudado a compreender um mundo que, independente das proximidades ou distâncias geográficas, vê expostas suas diferenças e desigualdades e precisa responder ao trabalho com elas, em todas as dimensões. A abertura aconteceu no domingo, dia 19-06, e os trabalhos acontecem até o dia 23-06. O simpósio do qual participo é amanhã, quarta-feira, 22-06-2011, às 9h, sala A1 - 204.
Shebrooke, Província de Quebec, Canadá.

sábado, 18 de junho de 2011

Universidade de Quebec em Montreal

Hoje consegui visitar a Universidade de Quebec em Montreal... Observem a quantidade de espaços que os estudantes têm, nos corredores, para reunirem-se...

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Chegando em Montreal! Viva a diversidade!

A cidade é linda, moderna e espaçosa, com construções muito semelhantes à foto que segue... Viagem com 9h cansativas, seguidas de mais 1h30min na fila para entrar nos EUA (procedimento necessário para todos, inclusive em trânsito) e mais 1h30min. de NY para Montreal. A Universidade de Quebéc em Montreal, que fica qui no Quartier Latin, é interessantíssima: conserva a fachada de uma Igreja antiga e, por dentro, um prédio moderníssimo, onde os corredores estão voltados para uma área de convivência comum, semelhante à Escola Monte Cristo, em Porto Alegre. A cidade é habitada pelas mais diversas tribos, cosmopolita. A comida e bebida, mais baratas que no Rio de Janeiro!
Vejam as construções muito comuns por aqui, aos fundos, os prédios (sem elevador) têm escadas de incêndio e mais sacadas chamosas!

terça-feira, 14 de junho de 2011

Cine CCH Aprendizagens com o cinema

A Professora Adriana Hoffman coordena um projeto muito interessante na UNIRIO: Cine CCH Aprendizagens com o cinema. Ontem foi a noite do filme Mary e Max, uma amizade diferente, veja os comentários no Link
http://cinecch.blogspot.com/

Para os Pólos do CEDERJ, seria um projeto interessantíssimo, considerando-se a escassez de cinemas no interior do estado.
Parabéns à professora Adriana e a equipe de estudantes que viabiliza momentos educativos-críticos-analíticos tão significativos.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

I Encontro Diálogos com as Práticas Educativas/II Roda de Conversas PIBID UNIRIO

Acontecerá em 7 e 8 de julho de 2011, o I Encontro com as Práticas Educativas/II Roda de Conversas PIBID UNIRIO, com o objetivo de discutir a integração Universidade e Escola Básica na formação de professores por meio dos estágios e do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência - PIBID. A inscrição pode ser realizada no local, Auditório Paulo Freire, Centro de Ciências Humanas, Av. Pasteur, 458. O evento começa dia 07-07, 14h e termina às 22h, dia 08-07 o horário é o mesmo.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UNIRIO
Unidade de Estágios da Escola de Educação
Projeto Institucional PIBID/UNIRIO: Iniciação à Docência – Qualidade e valorização das Práticas Escolares
                                             
Diálogos com as práticas educativas
   2ª Roda de Conversas PIBID/UNIRIO
     

07 e 08 de Julho de 2011,
Local: Auditório Paulo Freire - CCH, Urca
Horário: 14h às 22h

                                                             PROGRAMAÇÃO
07 de Julho de 2011
14h – Credenciamento e Abertura
14h30min – Docência em Formação
17h – Intervalo
18h – O Estágio como experiência 
 08 de Julho de 2011
14h – Integração Universidade e Escola: desafios do PIBID
17h – Intervalo
18h – A Gestão Como Experiência Democrática
20h – UNIRIO nas Escolas: desafios da formação compatilhada

    Palestrantes

Profa. Adriana Hoffman Fernandes (UNIRIO)
Profa.  Andréa Rosana Fertzner  (PIBID/UNIRIO)
Profa.  Antonia Barbosa Pincano  (UNIRIO)
Profa.  Blanche Bitner-Mathé (PIBID/ UFRJ)
Profa.  Celinéia Paradela (Núcleo de Artes da Urca)
Profa.  Claudia Miranda  (UNIRIO)
Profa.  Gabriela Rizo (UFRRJ)
Profa.  Getúlia A. R. dos Santos (Escola de Getores/ UNIRIO)
Profa.  Graça Zille (Escola Miunicipal Paraguai)
Prof.  José Antônio Vianna (UNESA)
Profa.  Lea Tiriba (UNIRIO)
Prof. Leonardo Villela de Castro  (UNIRIO)
Prof. Luiz Eduardo M. da Silva  (UNIRIO)
Profa.  Marelisa de Ávila (CE Ignácio Azevedo do Amaral)
Profa.  Maria Alice Ramos  (UNIRIO)
Profa.  Maria Auxiliadora D. Machado (UNIRIO)
Profa.  Maria Elena Viana Souza  (UNIRIO)
Profa.  Priscila Andrade Magalhães Rodrigues  (PUC)
Profa.  Silvia Sobreira (UNIRIO)
Profa.  Solange Cardoso (PUC/RJ)
Profa.  Tania Mara Tavares  (UNIRIO)
Profa.  Vera Regina Loureiro (UNIRIO)

Email: rc_pibidunirio@yahoo.com.br

domingo, 12 de junho de 2011

Encerramento Escola de Gestores UNIRIO/MEC

Aconteceu, nesta quinta-feira, 09-06, o encerramento do Curso de Especialização em Gestão Escolar - Projeto Escola de Gestores MEC, com a participação do professor Celso Vanconcellos que nos ajudou a vivenciar o conceito de  alegria crítica ao propor refletirmos sobre o sentido de nosso trabalho como professores, na afirmação do outro como sujeito de possibilidades, na avaliação como instrumento de promoção e nas responsabilidades do gestor neste processo. Uma grande contribuição, que não deixou de ser alegre, para ser profunda. Um destes encontros que, antes de terminar, já deixa saudades. Por meio deste Curso, a UNIRIO se fez presente em 23 municípios do estado do Rio de Janeiro e, com os direitores e vice-diretores de escolas públicas inscritos, orientou a discussão coletiva com a comunidade das escolas do Projeto Político-Pedagógico da Escola, em aspectos diretamente ligados a aprendizagem escolar (organização da gestão de forma democrática, financiamento da educação, práticas e políticas curriculares e avaliativas, entre outros). Trabalhando por meio da pesquisa ação, diretores e vice-diretores estudaram em conjunto com a comunidade escolar as temáticas que propunham a reflexão sobre as possibilidades e desafios da democratização da escola. Da parte dos gestores que participaram do trabalho, fica o registro da garra em conseguir, em meio a todos as dificuldades de uma gestão sobrecarregada de atividades, realizar com qualidade acadêmica as atividades propostas de forma coletiva e reflexiva. Fica o convite de que tentem o Mestrado na UNIRIO, acompanhando o Edital que deverá estar disponível em julho na página da Universidade. 

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Semana Acadêmica da UNIRIO

Na próxima segunda, 13-06, começa a Semana Acadêmica da UNIRIO.
São intensas e interessantes atividades que divulgam a nossa produção universitária, em especial na área da educação.
A participação de todos valoriza nosso campo de atuação profissional, ajuda a compreender as produções e as possibilidades de produção na área e, ainda, revela, para o conjunto da Universidade ,o quanto a área de educação produz e o quanto é valorizada pelos estudantes e professores.
Convido-os a participar do maior número possível de atividades, participar questionando, comentando, enfim, animando este espaço tão importante de divulgação das atividades acadêmicas.
Em especial, quero convidá-los para assistir as apresentações de meus orientandos de Graduação:
Chaiene Cruz de Oliveira
14-06 – APRESENTAÇÃO PÔSTER –16h30min ás 19h30min - Sala Cinza - Escola de Teatro - Av. Pasteur, 436
Renata da Silva de Souza
15-06 – APRESENTAÇÃO de trabalho oral– 14h – Sala 203 -Escola de Educação - Av. Pasteur, 436
Caio Marcellus Cervasio
16-06 – APRESENTAÇÃO de Pôster – 9h às 12h - local a informar.
Até lá!



domingo, 5 de junho de 2011

Escolas Estaduais do Mato Grosso

Continuando a discussão do encontro no Mato Grosso, mais uma questão que não hove tempo de responder: "É conveniente instituir os tempos de registro de avaliação em uma escola cujas práticas devem ser pensadas nos ciclos - tempo "bimestre". O que isto revela da concepção de organização em séries?"
Mais uma ótima discussão: nas escolas em ciclos as avaliações estão propostas para reorganização das atividades de ensino-aprendizagem, logo, provas, testes, trabalhos individuais e em grupo, precisam oportunizar às professoras/es e aos estudantes que identifiquem o que precisam melhorar, e como o que precisa ser melhorado pode ser melhorado. Neste sentido, a avaliação além de precisar de outros registros de acompanhamento (caderno de observação dos docentes sobre os estudantes, planilhas de acompanhamento, quadro de registro coletivo sobre as aprendizagens), ou seja, registros que permitam aos estudantes e aos docentes o acompanhamento das aprendizagens, também é importante manter registros coletivos e espaços nos quais a comunidade possa colaborar com sua avaliação sobre a escola, o envolvimento dos filhos com os estudos, enfim, alargar o campo de escuta e adotar propostas que possam realmente qualificar a educação que se faz na escola. Na palestra utilizei o exemplo dos "algoritmos" para demonstrar como é importante ter espaço para ouvir a explicação que o estudante traz sobre suas conclusões, como fonte para que eu possa pensar uma mediação mais pertinente ao processo.  A pergunta apresentada refere-se à sistematização das conclusões da avaliação, a emissão de pareceres, boletins, notas. Na tradição da escola seriada, esta sistematização, encarada como resultado de um período de estudos, se dava bimestralmente. Nas escolas em ciclos, o portfólio, os pareceres dos alunos, dos professores e de seus responsáveis sobre as aprendizagens escolares, em geral, acontecem trimestralmente. Em alguns casos, inclusive, semestralmente. O argumento para um prazo maior de sistematização do processo de avaliação fundamenta-se em uma proposta mais complexa (acompanhamento de processo e não do resultado), mais plural (a participação de todos os envolvidos) e, em especial, mais consistente (dizer o que está bem, mas, principalmente, o que se pretende melhorar e como).
Agradeço ainda o belo material produzido pelas Escolas da Rede de Mato Grosso, no projeto Mais Educação, recebido no referido encontro: Escola Estadual Dom Wunibaldo Talleur, Rondonópolis; Escola Estadual Alcebiades Calháo; EE André Luiz da S. Reis; EE Alina do N. Tocantins; EE Salim Felício; EE Cuiabano...