segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Retomando as atividades docentes na UNIRIO

Esta semana teremos as aulas na graduação normalmente, disciplina de currículo na terça, 18h e quinta, 13h30min.
Convido a todos/as estudantes presenciais a participarem no sábado, dia 27-10-2012 do Seminário de Práticas Educativas 4, 9h, que discutirá a organização escolar em ciclos. Local: Auditório Vera Janacopulos, Av. Pasteur, 296, Urca, Rio de Janeiro.
 

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Sobre liberdade e o 11 de setembro

http://youtu.be/7vrSq4cievs



O link refere-se ao 11 de setembro esquecido (1973, Chile, assinatato das expectativas populares), mas revelador da colonialidade na imprensa.
 

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Encerramento do movimento de paralisação dos professores na EAD UNIRIO

Prezados estudantes e colegas professoras/es,
A paralisação parcial das atividades na Educação a Distância foi muito importante para o grupo de professores envolvidos no movimento: nos permitiu aprofundar nosso entendimento sobre as dificuldades do Curso e acumular experiências e propostas considerando a possibilidade de superação destas dificuldades. Queremos um Curso de Licenciatura em Pedagogia que efetivamente nos coloque em interação com os estudantes, nos dê condições de mediar os processos, onde as práticas afastem-se da educação bancária e as tecnologias possibilitem uma aproximação efetiva.
Fizemos uma detalhada análise de diversas questões ligadas ao nosso trabalho e concluímos com um quadro de demandas a serem tratadas a curto, médio e longo prazo. Hoje sabemos coletivamente nossos principais desafios e acreditamos que este saber coletivo nos fortalecerá no combate que temos pela frente.
Diante do compromisso da Reitoria da UNIRIO no encaminhamento de nossas demandas internas; da incorporação, pelo Comando Local e Nacional das reivindicações específicas da modalidade; e, evidentemente pressionados pela necessidade de garantir aos estudantes da modalidade a distância a conclusão do ano letivo (diferente da Educação Presencial, o calendário da Educação a Distância é mais extenso), o grupo de professores que aderiu o movimento decidiu, na última sexta-feira, 31 de Agosto, retomar os trabalhos hoje, 03-09-2012. Em prosseguimento, disponibilizaremos, ainda esta semana, as notas do primeiro semestre e abriremos a possibilidade de realização de AP3 (agora chamada AP Especial), para os que precisarem refazer a atividade. Na próxima semana teremos como informar sobre o calendário.
 

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Atividades do GEPAC no X Colóquio sobre Questões Curriculares - VI Luso Brasileiro de Currículo

Nosso grupo de Pesquisa estará participando, entre 3 e 6 de setembro de 2012, de um dos mais importantes eventos no campo do currículo do eixo Brasil-Portugal. Na décima edição, os principais debates contemporâneos provocados no campo do currículo: embates e debates referentes ao currículo em diferentes níveis de ensino, na produção das subjetividades, nas teorizações do campo, prometem contribuir com a atualização da discussão entre ciência e cultura.

Atividades do GEPAC:

04/09/2012 – 16h30min às 18h30min, Sala 1
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO-INTEGRADO
SONIA MARIA CHAVES HARACEMIV e DRAUDI HOFFMAN
Eixo 2 - Currículo e Ensino Médio
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05/09/2012 – 14h às 16h, Sala: 3104, Faculdade de Educação
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE AS ORGANIZAÇÕES ESCOLARES EM CICLOS
ANDREA ROSANA FETZNER e CLAUDIA DE OLIVEIRA FERNANDES
EIXO 11 – Currículo e Avaliação
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05/09/2012 11h30min às 12h30min Sala: 3108, Faculdade de Educação
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO: INTERRELAÇÃO OU SUBORDINAÇÃO?
ESTER DE AZEVEDO CORRÊA ASSUMPCAO
EIXO 11 – Currículo e Avaliação

Seleção de bolsistas de iniciação à docência - somente para estudantes da UNIRIO


Aos estudantes de Licenciatura em PEDAGOGIA (possibilidade de concorrer em até seis vagas), matriculados na UNIRIO,

Os professores Daniel e Manoel Ricardo, do Curso de Letras, estão selecionando estudantes de Licenciatura em PEDAGOGIA para participar do projeto PIBID, junto com estudantes de Teatro e Letras, a ser desenvolvido nas escolas Santo Tomas de Aquino (Leme) e Estácio de Sá (Urca). A bolsa para o aluno de graduação é de R$400,00 mensais (30h/mês). As inscrições serão na sala do Mestrado em Educação, Térreo do CLA, UNIRIO, com Vivian ou Chaiene, nos úteis entre 3 e 10 de setembro (das 15 às 17 horas). O edital encontra-se no mural da Secretaria da Escola de Educação. O início dos trabalhos no Projeto é imediato. A bolsa é incompatível com outras bolsas.
Em caso de dúvidas, os telefones dos professores são:
Daniel - (21)8158-2668
Manoel - (21)8003-5732

Boa sorte!

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Os ciclos representam mais que a não reprovação escolar II

Continuando a discussão iniciada em junho neste Blog, os ciclos representam uma forma diferente de organizar a enturmação das crianças e jovens na escola porque, compreendendo que o conhecimento não precisa ser assimilado de forma fatiada, propõe que consideremos as possibilidades de desenvolvimento a cada faixa etária na proposição das atividades escolares. Atividades, neste caso, referem-se a um conceito trabalhado por Leontiev, Davidov, Vygotski.
Uma das especificidades do conceito de atividade é a incorporação do sentido para aquele que aprende ao pensarmos sobre o que vamos estudar.
Esquematicamente, poderíamos dizer que o trio russo parte destes entendimentos:
1. O ser humano é um ser social, assim "o que é o seu meio para o organismo e como este meio se manifesta para ele" (LEONTIEV, 2004, p. 171) forma-o enquanto humano. O seu meio, enquanto espécie e enquanto cultura - filogênese e ontogênese - não é somente físico e biológico, é, também e essencialmente, social.
2. Não abstraímos o sentido das coisas sem o fenômeno da comunicação.
As funções psíquicas do ser humano são mediatizadas pelo outro, por meio da comunicação. Os processos intelectuais são, primeiramente, "interpsicológicos" (o outro no processo de mediação ajuda a formar o meu pensamento sobre as coisas). Primeiro interpsicológico, depois intrapsicológico. O desenvolvimento e a aprendiagem dão-se por meio da linguagem. A palavra é entendida como símbolo abstrato que media nossa relação com a sociedade. A palavra expressa a relação ato-pensamento (primeiro ato, depois pensamento), constrói ideias, formas de representação abstrata e possibilita interação e integração. A linguagem é impossível de se compreender separada da cultura e a inteligência expressa na capacidade de transformar circunstâncias em função das nossas próprias circunstâncias. (MERANI, 1972)
3. O ser humano não apenas se faz no seu meio, mas o transforma e, ao transformá-lo, transforma a si mesmo. A experiência sócio-histórica de que o ser humano se apropria "acarreta uma modificação da estrutura geral dos processos do comportamento e do reflexo, forma novos modos de comportamento e engedra formas e tipos de comportamento verdadeiramente novos. Razão porque os mecanismos do processo de apropriação têm a particularidade de ser mecanismos de formação dos mecanismos" (LEONTIEV, 2004, p. 191).
A educação é o processo por meio do qual o ser humano apropria-se da cultura e, ao apropriar-se cria necessidades outras, a transforma e, ao transformá-la, transforma-se.
A atividade, compreendida com este referencial teórico, está inserida no universo cultural do estudante, permite-lhe o diálogo com sua linguagem (não poderia ser diferente disto, se é proposto um diálogo), reconhece seus símbolos, suas interpretações e permite-lhe ser mais, por meio da interação que lhe possibilita com culturas outras.
Bibliografia citada:
LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Centauro, 2004.
MERANI, Alberto L. A conquista da razão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1972.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

A greve continua na UNIRIO

Em Assembleia hoje, a greve docente continua no mínimo até a próxima semana, quando espera-se ter uma avaliação melhor da possibilidade de conseguir discutir a melhoria da carreira e das condições de trabalho no Legislativo, uma vez que o ANDES não foi ouvido pelo Governo.