segunda-feira, 30 de abril de 2012

Lógicas de aprendizagem & lógicas e ensino...


Muitas lógicas de aprendizagem!

 Quantas lógicas de ensino?

Iniciando a conversa:

 Profa. Dra. Marisol Barenco(UFF)



DIA O8 DE MAIO DE 2012

18h às 20h sala 318 – bloco D

Gragoatá/ Niterói

A atividade é organizada pelo Grupo de Pesquisas da Profa. Teresa Esteban. A discussão trata de uma das questões que nos atormenta: é possível romper com as formas tradicionais de ensinar?

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Paralisação dos docentes IFES em 19 de abril

Neste dia 19 de abril os docentes das Universidades Federais estão paralisando porque, na campanha salarial do ano passado (2011), ficou acordado com o Governo Federal uma reposição salarial de 4% a ser paga em março deste ano (2012) e, até agora, esta reposição não foi realizada. Quando a proposta foi encaminhada pelo Governo para o Congresso, houve, segundo o Governo, um engano e o índice encaminhado foi de 3%. Em março deste ano não foram pagos nem 3%, nem 4%... Em reunião com o Sindicato o Governo ficou de corrigir o índice enviado por engano (passar para 4%), mas nada ainda foi feito neste sentido. A campanha salarial deste ano propõe um reajuste de 22,08%, que, para ser pago em março do próximo ano (data base), precisa estar acertado até junho de 2011, objetivando ser incluído na Previsão Orçamentária. Toda e qualquer mobilização no sentido de reposição salarial deve, portanto, ocorrer de abril até junho. Nesta quinta-feira, na UNIRIO, a proposta da ADUNIRIO é debater questões específicas do trabalho docente, buscando indicar possibilidades de melhoria do nosso trabalho.
Segue o link de um movimento internacional sobre o direito a Ciência em tempo lento... Slow Science

http://appel-enseignement-sup-et-recherche.fr/spip.php?article1

Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Currículo - GEPAC - Reunião em 20 de abril de 2012


Nesta sexta-feira, 20-04, 14h30min, sala 214, CCH, UNIRIO, reunião do GEPAC. O texto a ser discutido é o de Manuela Terrasêca, “Avaliação externa – porquê e para quê?”, disponível na Xerox do subsolo do CCH, pasta da Profa. Claudia Fernandes, disciplina "Avaliação e Educação".

A reunião é apenas para participantes do Grupo de Pesquisa.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

O preço do amanhã, fraquinho mas realista...

Sabe aquele filminho que não tem nada de mais? Sem o cenário de Meia Noite em Paris, sem o roteiro de O Corte, sem as piadas do cilada.com , sem a história de Amelie (o fabuloso destino de Amelie Poulain)? Também não tem as informações do Capitalismo, uma história de amor,  ou a pretensão de o primeiro mentiroso. Mas tem aquela coisinha básica, que é uma ideia perturbadora que entra na tua cabeça e fica se confirmando em cada cenário cotidiano? O filme americano de (suposta) ficção científica e pouco suspense (rs...) trata de duas questões que estão apontando no mundo pós-existência-que-se-pretendeu-solidária-e-coletiva: a possibilidade da existência humana eterna, por meio do controle do envelhecimento (no filme todos os humanos ficam para sempre com o arsenal biológico em que chegaram aos seus 25 anos) e a necessidade de que muitos tenham que morrer para que poucos (adivinhem quais?) possam viver eternamente. Não dá para falar muito porque o filme tem pouca história e, com mais um parágrafo, contaria tudo... A noção de que tudo a gente paga em tempo (de vida), é um jeito bem objetivo de mostrar porque não temos mais tempo para alguma coisa que possa valer realmente a pena. Eu lembrei muito do preço das passagens no Rio de Janeiro: ônibus, trem, metrô e barcas, e a gente lá (ainda não pagamos mostrando o pulso, podemos usar o celular, mas o resto...é bem parecido), tendo que gastar mais tempo, para conseguir mais dinheiro, para sobreviver mais um dia... Ê vida de gado...

<iframe width="560" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/XUSt9oZUTrs" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Cuidado! O trailer conta o que faltou no texto...rs...

O Preço do Amanhã

Titulo Original: In Time

Gênero: Crime, Ficção Científica e Suspense
Duração: 109 min.
Origem: Estados Unidos
Estreia: 04 de Novembro de 2011
Estreia em DVD: 07 de Março de 2012
Direção: Andrew Niccol
Roteiro: Andrew Niccol
Distribuidora: Fox Film do Brasil
Censura: 10 anos
Ano: 2011

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Qual o sentido da escola?

Esta encontrei no Facebook. Destaco o nariz da professora, talvez alguma referência à pinóquio, a necessidade das legendas na vista da janela, referências às categorias como instrumentos de leitura do mundo, os cabos nas cabeças das crianças, tecnologias que nos permitem corrigir provas por computador, corrigir em série, com grades de resposta e, portanto, testar mais...Importante a ternura da professora buscando a criança da janela, o argumento utilizado, a fé cega na possibilidade da testagem como instrumento de melhora da educação. Qual o papel da tecnologia? Da técnica? Qual didática? Existe uma abordagem didática para perspectivas educacionais outras que não orientadas para a padronização?
Dia 14 de abril, em Rio Bonito, Curso de Pedagogia - modalidade a distância, 9h, discutiremos o tema.